II CONGRESSO MARIOLÓGICO DE 13 À 16 DE AGOSTO DE 2019

Atrações

O Congresso

Este ano do Centenário da Coroação de Nossa Senhora do Carmo como Padroeira do Recife, parece o tempo propício para memorizar. Por este motivo, a Província Carmelitana Pernambucana, oferecerá um Congresso Mariano Mariológico com a finalidade de vivenciar o centenário da Coroação promovendo um momento catequético mariano, com o objetivo de memorizar na Província e na Igreja Local o momento histórico e evangelizador do Centenário da Coroação. O evento terá como tema principal: “ Oh Maria há 100 anos coroada te louvamos!” e o lema: “ Pernambuco e Recife  sob a Tua Proteção.” Contará também com a assessoria especializada em mariologia, que abordará várias temáticas mariológicas, além de apresentações culturais.

Nossa Senhora do Carmo Padroeira do Recife

A devoção a Nossa Senhora do Carmo se espalhou rapidamente nas terras brasileiras. Os fiéis que recorriam a Virgem do Carmelo sempre demostraram seus afetos por ela sendo prova disto os muitos conventos e igrejas erguidos graças os inúmeros benefícios dos devotos. A monumental Igreja de Nossa Senhora do Carmo, teve suas obras iniciadas em 1685, e foi um marco importante da história de Pernambuco. A Igreja do Carmo situada no coração da capital de Pernambuco possui a imagem centenária de N.S. do Carmo que se tornou símbolo da fé do povo pernambucano.

Foi por desejo do povo e do grande trabalho dos frades espanhóis, principalmente de Frei André Prat, que em 1908, foi pedido a elevação de N.S. do Carmo como Padroeira do Recife. O bispo Dom Raimundo Brito aceitou com alegria o pedido povo recifense e levou ao papa a solicitação com a assinatura da população devota. Em1909, o papa concede o benefício e a Virgem do Carmo é elevada a Padroeira do Recife, junto a St. Antônio.

Nossa Senhora do Carmo Rainha de Pernambuco

Assim como no patronato, a coroação foi um desejo do povo. Não podemos deixar de citar aqui o enorme esforço do carmelita espanhol Frei André Prat que trabalhou incansavelmente pelo patronato, coroação de N. S. do Carmo e restauração da Província Carmelitana Pernambucana.

Desde 1911, a sociedade pernambucana, com o clero, o bispo Dom Sebastião Leme e instituições religiosas trabalharam para que a coroação fosse um evento que ficasse para história da igreja em Pernambuco. E foi exatamente o que aconteceu! A imagem de N.S. do Carmo foi a segunda imagem canonicamente coroada no Brasil, sendo a primeira imagem coroada a de N.S. Aparecida em 1908. A semana que antecedeu a coroação, foi de grande movimento para a cidade do Recife. Os bispos do norte e nordeste do Brasil se reuniram em assembleia no convento do Carmo, houve novenas e várias celebrações. A igreja e convento foram reformados e iluminados para a solenidade. Uma coroa de ouro de 3.000 gramas de ouro e 60 centímetros de altura foi confeccionada pela generosidade do povo pernambucano. No dia coroação, 21 de setembro de 1919, o s sinos tocaram pela manhã. As nove horas a solene leitura da bula pontifícia que coroava N.S. do Carmo foi lida pelo bispos Primaz do Brasil Dom Gerônimo Tomé com todo o pontifical exigido.

Neste dia foi decretado feriado e o Recife parou. Os trens e bondes ficaram lotados. Os carros de aluguéis foram todos alugados e as sapatarias, chapelarias e confeitarias venderam todos os seus estoques. Hotéis e pensões da cidade ficaram cheias e todos os jornais noticiaram algo sobre a coroação. A procissão saiu a tarde da basílica levando a imagem da virgem que percorreu as ruas do centro do Recife que estavam todas enfeitadas. A Praça da Faculdade de Direito ficou lotada. Na hora da coroação sinos e fogos se ouviam em toda cidade. Após a coroação o arcebispo Dom Sebastião Leme fez uma eloquente discurso e iniciou dizendo: “Rainha de Pernambuco, Salve! Soberana dos corações, Senhora do mundo inteiro salve, salve!” Esse foi um dia de festa para todos os pernambucanos.

PE. RAFAEL CAPELATO

conferencista

Monsenhor Rafael Capelato

Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Catedral (Campinas)

Oh Maria, há cem anos coroada te louvamos! Pernambuco e Recife sob a tua proteção.

INSCRIÇÃO

Faça sua inscrição. Valor: R$ 350,00 dividido em até 5 vezes (5x R$ 70,00)". Preencha todos os campos corretamente.

• Month
  • January